sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Políticas de Envelhecimento Ativo implantadas em cidade australiana... e no Brasil?

Uma cidade onde se aproveita a vida ao máximo: promove saúde e bem estar, é acessível para todos e oferece oportunidades para que as pessoas se conectem, participem e possam contribuir. Segundo o prefeito da Cidade de Unley, na Austrália, esses são princípios para uma cidade amiga das pessoas idosas.

Para o prefeito Lachlan Clyne, a premissa central da Estratégia de Envelhecimento Ativo da Cidade de Unley - recém publicada, é que “o envelhecimento é motivo de celebração”. No prefácio da publicação sobre a Estratégia, o prefeito Clyne afirma que há maior compreensão do envelhecimento e de sua influência na vida de cada um e na comunidade.

O elemento chave para o engajamento de Unley em um projeto de Cidade Amiga do Idoso se originou da participação no Programa “Thinker in Residence” em que Alexandre Kalache, em 2011/2012, desenvolveu os estudos sobre a Revolução da Longevidade, com base no conceito de Envelhecimento Ativo. Kalache também é prefaciador desta publicação.

Logo em seguida, em 2012, a Cidade de Unley criou o primeiro Conselho na Austrália do Sul (que agora conta com treze) e se vinculou à Rede Global da OMS de Cidades Amigáveis aos Idosos. Essa adesão à Rede significa que Unley é uma cidade onde as pessoas são capazes de contribuir independente da sua idade e representa uma demonstração concreta de que o município se empenha em melhorar a qualidade de vida dos moradores mais velhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário